Manifesto de escrita
- Bianca Peres
- 8 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
🧬 Qual é o DNA da sua escrita?
Essa pergunta chegou na minha caixa de entrada. Senti que ela veio no momento certo e é claro que não deixei de pensar no assunto.
Além de responder às perguntas sugeridas pelo tal e-mail, fui além...extraí o DNA e analisei a sequência!
Resultado: Um manifesto sobre a minha escrita! ✍🏼 Decodificado! Pronto para mostrar ao mundo quem sou eu e no que acredito. Aí vai...
1) Aprender precisa ser divertido. 🎉
É no despertar das emoções e sentimentos que o conhecimento se constrói. Por isso, cada livro ou texto é uma aventura que convida à exploração e serve como guia para a descoberta científica.
2) Conhecimento é uma construção coletiva. 🧪
Meus personagens aprendem juntos...perguntando, discutindo, errando. Porque a ciência é assim...algo que se constrói na coletividade.
3) As crianças sentem e pensam. 🤔
Escrevo para leitores que se desafiam. Com respeito à sua inteligência e para inspirá-los a acreditarem em suas capacidades de mudar o mundo.
4) O passado é a chave para o futuro. 🗝️
Sou fascinada por história da ciência e ela é o fio condutor das minhas histórias. Acredito na utilização do passado como chave para a construção do pensamento científico e crítico, guiando a criação de novos caminhos.
5) A natureza é fonte infinita de inspiração.🍄🟫🌲🐞🦠
Cada molécula, célula, animal ou planta é infinitamente carregado de beleza e mistério. A vida é poesia!
6) A ciência está em todo lugar e é para todos.🔬
Minha missão é transpor a ciência dos artigos científicos para dentro da escola, de forma acessível e divertida. Ao mesmo tempo, escrevo para mostrar que ela faz parte da nossa vida e mostrar o quanto ela é incrível.
7) A leitura transforma. 📘
Ler é expandir a mente, é descobrir novos conhecimentos, possibilidades e formas de pensar. É descobrir o mundo! É viver mundos imaginários que nos ajudam a compreender melhor o mundo real e a nós mesmos.






Comentários